Institucional
Uma história de ousadia, superação e liderança alicerçada em cinco valores fundamentais: o amor ao próximo, o saber, a ética, o trabalho e o progresso. Assim pode ser definida a trajetória do Colégio Ouro Preto.
Guiado por estes valores, a Família Silveira trabalha alinhada à sua política de responsabilidade social, do progresso da comunidade, que tem foco na educação, na inclusão social e na preservação ambiental, através da oferta de ensino de qualidade.
Missão
Formar cidadãos, agentes pensantes, focados em sua formação e capazes de contribuir para o progresso da sociedade, por meio da educação aliada a valores éticos, familiares e religiosos.
Apresentar aos estudantes na finalização do Fundamental o maior número possível de profissões, para que eles consigam perceber, entender e ampliar a visão clara das inúmeras possibilidades que lhe são permitidas na escolha nos cursos técnicos e, para o Ensino Médio, as inúmeras possibilidades de cursos na Graduação, inclusive nas várias áreas de pesquisa.
Levar os estudantes a reconhecer a importância dos valores éticos, do respeito à Pátria e da disciplina em sua vida acadêmica, colaborando, desta forma, na formação de jovens preparados para o trabalho, para a trajetória acadêmica e para a vida, integrados, conscientes e aptos a lidar com os avanços tecnológicos.
Visão
Impulsionar os estudantes para uma aprendizagem efetiva e significativa em um espaço aberto para inovação e novas metodologias que lhes permitam desenvolver uma visão global de empatia e progresso.
Manter, valorizar e respeitar a disciplina que é base firme para o progresso em todas as áreas de sua vida.
Fomentar nos estudantes os questionamentos, a necessidade e a vontade de aprender, de pesquisar, de integrar e inteirar-se do “mundo”.
Valores
Amor ao próximo
Saber
Ética
Trabalho
Progresso
Direção
A Direção do Colégio é feita por algumas integrantes da Família Silveira.
Diretoria Geral – Maria Sousa Silveira
Coordenação Geral – Camilla da Silveira Teixeira
Secretaria – Elizabeth Souza da Silveira Teixeira
Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar. E é um caminho a ser construído, que tem uma história que precisa ser contada.
Nossa prática didático-pedagógica segue, respeita e obedece a LDB, suas alterações, emendas e demais Legislações Educacionais, em consonância com orientações da SEE, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e diretrizes da BNCC. Baseia-se em três perspectivas teórico-metodológicas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo.
As situações de aprendizagem são sempre significativas e, quando possível, integram projetos mais envolventes. Entre outros recursos, as sequências didáticas são atividades organizadas segundo as possibilidades de compreensão dos alunos, o que garante que estabeleçam o máximo de relações possíveis entre os conteúdos, resultando em conhecimento real. Considerando que as situações escolares são vivências importantes que trazem muitos conhecimentos além dos disciplinares.
“Experiência não é o que se fez, mas o que se faz com aquilo que se fez”, ou seja, a percepção de que qualquer ato de inteligência obrigatoriamente tem de envolver construções anteriores do sujeito.
O ideal da Educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas antes de tudo aprender a aprender, aprender a desenvolver, aprender a continuar a desenvolver depois da escola.
Há também o desenvolvimento de atitudes e a incorporação de valores, assegurando a formação de um cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades.
Atualmente são várias as maneiras de compreender, de perceber, de sentir e de aprender, em que a afetividade, as relações, a imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados. Na sociedade da informação aprende-se a reaprender, a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar, a interagir, a integrar o humano e o tecnológico, o individual, o grupal e o social.
E assim vivenciamos o ensinar aprendendo e aprender ensinando. Sendo a aprendizagem que promove o desenvolvimento, por que o sujeito aprende? Porque ele realiza ações no mundo que possibilitam o aprendizado, que ele se desenvolve, ou seja, o fato de aprender é que define como ele se desenvolve.
Neste sentido, a escola é o lócus cultural por excelência para realizar intervenção pedagógica com o objetivo de definir os rumos de desenvolvimento da sociedade que preza pela educação. A intervenção pedagógica da escola é essencial na definição do desenvolvimento do sujeito, seja ele estudante ou professor, ambos integrantes do processo ensino-aprendizagem.
Em resumo nossa proposta pedagógica é a construção do saber, com ação do mediador (professor), mas atribuindo a esta construção os saberes que o estudante traz e levará consigo.
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